Workshop 1

Fusão de Imagem em Oncologia: Casos de Estudo

A abordagem à doença oncológica é intrinsecamente multidisciplinar e recorre atualmente a sofisticados meios imagiológicos em instâncias diagnósticas e terapêuticas. A generalização da imagiologia híbrida com destaque para a PET/CT e o acesso em tempo útil a meios computacionais poderosos, permitem que a clínica possa tirar partido de novas estratégias de visualização e quantificação de informação multimodal.

Neste workshop de índole prática, organizado em duas partes complementares, pretendemos que os participantes comecem por contactar de forma tutorial com métodos de fusão de imagem multimodal e de visualização avançada. Na segunda parte recorreremos a casos clínicos paradigmáticos no sentido de melhor realçar o valor acrescentado que as técnicas de fusão de imagem podem proporcionar na abordagem da doença oncológica.

Duração: 3 horas

Número de participantes: 12

Formadores:

• Augusto Silva, PhD, (DETI/IEETA/UA)

----------------------------------------------

Workshop 2

Dosimetria Clínica

3DCRT, IMRT e VMAT – Qual a técnica de planeamento acertada?

O público alvo deste workshop são os profissionais de saúde com algumas noções de dosimetria clínica, a fazer a transição da técnica de Radioterapia 3D conformacional para as técnicas avançadas de Intensidade Modulada (IMRT) e Terapia em Arco (VMAT)

As técnicas de planeamento avançadas tais com a Intensidade Modulada (IMRT) ou a Terapia em Arco (VMAT) apresentam várias vantagens dosimétricas permitindo a redução da dose nos orgãos de risco, diminuindo a toxicidade e permitindo o aumento do controlo local através do aumento da dose nos volumes alvo. Apesar das múltiplas vantagens, estas técnicas têm também algumas desvantagens tais como diminuição da homogeneidade da dose, aumento da dose total do corpo, aumento dos máximos locais, tempo de máquina superior e implicações na verificação do plano e também do posicionamento do doente.

A escolha da técnica acertada é muito importante para o resultado dosimétrico final e para o atingir dos objectivos propostos para o tratamento.

Durante esta workshop iremos comparar o uso das diferentes técnicas de tratamento em patologias tais como cabeça e pescoço, mama ou próstata com o intuito de avaliar as suas vantagens e desvantagens e perceber se deverão ser utilizadas sempre técnicas avançadas no planeamento em Radioterapia.

Duração: 3 horas

Número de participantes: 12.

Formadores: Joana Vale, MSc, (Júlio Teixeira, SA / HPP- Medicina Molecular, Lenitudes SGPS/ESSUA)

Portuguese, Portugal